©2000; CONATEL                         Contato | Fórum | Chat
Desde 25 de Setembro de 1992
» Inicial
Poder
» Tutela
» Coroa
» Governo
» Parlamento
» Defesa
Política
» Leis
» Partidos
» Diplomacia
Nação
» História
» Cultura
» Território
» Economia
» Instituições
» Símbolos
Serviços
» Eventos
» Notícias
» Real Aduana
» Ficha de Almanaque
» Tira Dúvidas
Créditos
» Créditos do Site
SISTEMA MONETÁRIO
A unidade monetária de Porto Claro é o Cifra, instituído no final de 1997, em substituição ao "solar". A centésima parte de um Cifra é chamada de "centilho". O valor proposto de Um Cifra (X$ 1,00) no mercado internacional é de US$ 0,50. A primeira moeda do País foi o "xifre", criado em 1992 e que vigorou por cinco anos.
  • XIFRE (X$) 1992-1997
  • SOLAR (X$) 1997
  • CIFRA (X$) 1997-
Modelo da cédula de Um Cifra.

O banco oficial do Estado é o BNPC (Banco Nacional de Porto Claro), criado em 1992 pelo então primeiro-ministro Pedro Aguiar. O BNPC esteve em plena operação até 1993, quando houve um longo período de estagnação econômica. Entre fins de 1995 e inícios de 1996, o BNPC viveu um curto período de "ressurreição" mas voltou a permanecer inativo, pois não havia moeda em circulação. Espera-se que a importância e a atividade do BNPC voltem a elevar-se com o estabelecimento do plano monetário.

Esse plano está sendo desenvolvido pelo Comissariado de Economia, independentemente, após uma malograda tentativa de união monetária com Reunião, rejeitada pelo Governo e pela Coroa Portoclarenses. O plano de circulação de moeda e reorganização de mercado do Partido Social-Nacionalista é o "Plano Cifra".

 
EMPRESAS

Tradicionalmente, as empresas em Porto Claro são grandes holdings, controladas ora por poderosos clãs aristocráticos, ora pelo Estado. Exceto por um pequeno período de liberalismo radical (agosto/1997 a fevereiro/1998), sempre houve na História Econômica de Porto Claro uma alternância entre o controle privado de poucos e grandes grupos poderosos e o controle estatal, administrado pelos partidos nacionalistas que alcançavam o Governo. Em ambos os casos, a empresa familiar ou de pequeno porte era sempre desestimulada.

Após a Revolução Restauradora, o Governo fez concessão a uma única empresa privada ---- a Henry Corps., multimicronacional de propriedade do ex-primeiro-ministro Henry McCaster ---- para atuar em todas as áreas de atividade econômica do País. O sistema mostrou-se pouco efetivo e o governo do ex-primeiro-ministro Alessandro Louzada prometeu estatizar as atividades estratégicas (como, por exemplo, comunicações) e estimular a criação de pequenas empresas privadas em setores não-lucrativos para o Estado, como a manufatura de home pages. Mesmo após a saída de Alessandro, o Governo Real manteve o programa de estatizações.

 
POLÍTICA TRIBUTÁRIA

Desde 1996 não há impostos em Porto Claro. Toda a renda do Estado é proveniente do lucro das estatais.

 
BOLSA DE VALORES

É projeto antigo o estabelecimento de uma Bolsa de Valores na capital de Porto Claro, a cidade de São Herculano. Mas, devido a vários problemas, como instabilidade econômica, falta de organização no mercado empresarial e pouco incentivo do Governo, o mercado de ações micronacional ainda não entrou em operação. As empresas esperam que, após a efetivação da moeda, a Bolsa de São Herculano possa funcionar e servir de referência para as demais micronações.